Ecoturismo

Um brinde a natureza e a aventura!

   Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.

O acesso às sedes de Guapimirim e Teresópolis é fácil e bem sinalizado. Quem parte do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 e depois pegar a BR 116 (Rio-Teresópolis).

A sede de Guapimirim está localizada no Km 98 da BR-116, na subida da serra. Já a sede de Teresópolis está localizada junto à área urbana, na entrada da cidade. Ao passar o pórtico de entrada de Teresópolis, o parque fica 800 metros a esquerda. As sedes de Guapimirim e Teresópolis são próximas, cerca de 10 Km uma da outra.

O acesso à sede de Petrópolis (distrito de Corrêas e bairro do Bonfim) se dá pela BR040 (Rio – Juiz de Fora). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o rio Quitandinha.

A região oferece tranquilidade e segurança, num clima agradável da serra, com ambientes de densa Mata Atlântica com fauna rica e diversificada. Desenhado por lindas e originais montanhas, basta uma simples caminhada pelo parque para observar a exuberância da natureza com árvores centenárias, vegetação e animais nativos.

Fauna

Há no Parque grande quantidade de pequenos mamíferos (como monos e sagüis) e aves, como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), o bicudo (Oryzoborus crassirostris) e a jacutinga (Pipile jacutinga).

 

Flora

O Parque possui uma Floresta Tropical Pluvial Atlântica rica em palmeiras, cipós, epífitas, e árvores de elevado tamanho.

 

Atrações

Paraíso de alpinistas e amantes de trekking, o Parque oferece muitas opções de escalada e trilhas.

 

 

Telefone do Parque Sede Petrópolis.

(24) 2236-0475